Após dois anos com salários congelados, professores de MS comemoram reajuste de 33,24%
janeiro 28, 202210:22 amOs professores da Educação Básica estão comemorando o reajuste de 33,24% no piso salarial, anunciado nesta quinta-feira (27) pelo Presidente da República Jair Bolsonaro (PL). A categoria estava com o salário congelado há dois anos.
Ao Jornal Midiamax, o Presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira, destacou que o Governo Federal tinha interessa em congelar os salários dos professores por mais um ano, porém a pressão dos sindicatos,
Ainda segundo Jaime, no Brasil serão 2 milhões de profissionais que terão reajuste no salário. Segundo a Fetems, em Mato Grosso do Sul, a estimativa é que o reajuste contemple apenas 10 mil professores da ativa, dos 19 mil profissionais em atuação. Isso porque 9 mil são convocados e eles não terão o aumento salarial, mesmo cumprindo a mesma carga horária dos demais.
“Estamos enfrentando um grande problema, já que a rede estadual tem 9 mil professores convocados, é praticamente a metade do total. Mesmo cumprindo as mesmas funções, eles estão ganhando quase metade do salário dos servidores efetivados. Um professor concursado vai passar a ganhar R$ 3.815 (piso), e o convocado, R$ 2.050. É um enorme abismo e vamos lutar para que esses profissionais tenham o mesmo direito ou que se realizem novos concursos públicos”, explicou Jaime.
Fonte: Capital Do Pantanal