Bolívia deve liberar acesso da fronteira com Brasil nesta sexta
abril 9, 202111:44 amEstá previsto a partir da meia-noite desta sexta-feira (9) que a fronteira da Bolívia com o Brasil seja reaberta. Em entrevista ao programa El Mañanero, do canal de TV Uno, e reproduzida no site El Quijareño, o coronel Franklin Villazon, comandante da Polícia em Puerto Quijaro, explicou que o controle no município boliviano segue até esta quinta-feira (8).
“De acordo com o que está estabelecido na norma, são sete dias de controle epidemiológico. No dia de hoje (8) se cumpre o sétimo dia e às 0h de amanhã (9) a fronteira estará funcionando normalmente, caso não haja uma nova norma que venha a estender essa situação”, explicou Franklin Villazon.
O coronel também explicou que um bloqueio que havia na rodovia nas proximidades de Puerto Suárez também foi extinto após intervenção da polícia local. As autoridades conversaram com o grupo que fazia o bloqueio e a situação foi controlada.
Desde a meia-noite do dia 2 de abril a fronteira em Puerto Quijaro permaneceu fechada. Por três horas, entre 9h e 12h, era autorizada o trânsito de pessoas e veículos vindo de Corumbá ou indo para a Bolívia. Porém, essa circulação estava permitida para moradores fronteiriços e caminhões.
A medida foi tomada nesse período para que houvesse um trabalho focado na vacinação de moradores de Puerto Suárez e Puerto Quijaro, além de outras cidades que fazem fronteira com o Brasil. O governo boliviano decidiu priorizar a vacinação dessas regiões. Até o início do bloqueio, em torno de 5 mil pessoas já tinham sido vacinadas nessa região.
No Brasil, houve solicitação por parte do governo de Mato Grosso do Sul para incremento de doses para essas regiões fronteiriças, mas o Ministério da Saúde, até o momento, não indicou que iria seguir nesse caminho. Em Corumbá, há 4.367 pessoas imunizadas e foram aplicadas 14.139 vacinas na primeira dose. Esses dados são de 7 de abril, conforme o Vacinômetro Corumbá.
O Correio de Corumbá enviou e-mail ao Ministério da Saúde para verificar se havia o estudo para haver uma imunização maior na região de fronteira com outros países. A mensagem foi encaminhada em 1º de abril e ainda não foi respondida.
Autoridades de saúde das cidades de Corumbá, Ladário, Puerto Suárez e Puerto Quijaro já têm definida uma reunião nesta segunda-feira (12) para tratar sobre o desenvolvimento de ações conjuntas para combater a covid-19. Além disso, os prefeitos das quatro cidades devem, em breve, realizar outra reunião para tratar de outros temas de aproximação e desenvolvimento de ações compartilhadas.
Fonte: Correio De Corumbá