Captura de jaguatirica em depósito mobiliza operação integrada em Corumbá

setembro 3, 202512:26 pm
(Foto: CBMMS)

Por volta das 19 horas da noite desta terça-feira, 02 de setembro, uma jaguatirica (Leopardus pardalis), felino característico do Pantanal, foi encontrada ferida em um depósito no bairro Jatobazinho, em Corumbá. A Defesa Civil foi acionada e convocou uma mobilização conjunta com diversas forças e profissionais na cidade: Corpo de Bombeiros, grupo técnico responsável pelo monitoramento de felinos no município, um biólogo e um médico-veterinário para acompanhar todo o processo de resgate do animal que estava bastante assustado.  

Antes mesmo das equipes de reforços chegarem no local, os moradores foram orientados a manterem distância para evitar riscos e permitir que o animal ficasse mais calmo. Após avaliação, foi constatado que seria necessário o uso de sedativo para garantir a captura do felino em segurança, preservando tanto a integridade do animal quanto da equipe envolvida.

Os Bombeiros afirmam que o procedimento de contenção foi conduzido da forma menos agressiva possível, utilizando rede de captura e gaiola de transporte específica para fauna silvestre. A jaguatirica, já sedada e estabilizada, foi conduzida sob supervisão técnica até Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, onde passará por exames clínicos detalhados e receberá o tratamento veterinário adequado à sua recuperação.

A presença de felinos em áreas urbanas de Corumbá pode ocorrer em função da proximidade da cidade com o Pantanal, o maior bioma alagável do planeta, associado à redução de áreas de habitat natural e à busca por alimento ou abrigo. Em situações como essa, a orientação das autoridades é clara: Não tentar capturar, espantar ou se aproximar do animal. A população deve acionar imediatamente os canais oficiais de emergência.

Segundo o Superintendente Municipal de Proteção e Defesa Civil, Capitão BM Silvanei Barbosa Coelho, a rápida resposta e a integração entre os órgãos envolvidos foram determinantes para preservar a segurança da comunidade e assegurar que o animal fosse resgatado com todos os cuidados necessários, contribuindo não apenas para a proteção da população, mas também para a conservação da fauna pantaneira.

Fonte: Capital Do Pantanal

Tags:
COMPARTILHAR:

Comentários

comentários