Carnaval de 2021 vai ter cota diferenciada entre as escolas de samba
fevereiro 18, 202010:25 amA Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) vai manter Grupo Único no Carnaval 2021. Anteriormente, a Liga havia decidido o retorno dos Grupos Especial e de Acesso.
Mas, durante reunião na segunda-feira (17), a entidade e os presidentes das escolas de samba filiadas optaram pela continuidade do Grupo Único, por causa do aumento do grau de competitividade entre as escolas de samba tradicionais e as mais novas, além da grande adesão do público aos dois dias de desfiles.
Porém, a Liesco anunciou que vai implantar o sistema de cotas diferenciadas (como acontece em outras cidades, como o Rio de Janeiro) para os recursos obtidos através de convênios com a Prefeitura e do Governo do Estado. Vão ser três faixas, a maior para as escolas que conquistarem as 1ª, 2ª e 3ª colocações; a faixa intermediária, para as escolas que ficarem em 4º, 5º e 6º lugares e a faixa menor para as escolas que ficarem nas 7ª, 8ª e 9ª colocações. No caso do retorno da Caprichosos de Corumbá, que está licenciada este ano, a escola ficará com o recurso da faixa menor.
O sorteio para os desfiles de 2021 também terá mudanças. As agremiações que ficarem com as duas últimas colocações abrem os desfiles do domingo (9ª colocada) e segunda (8ª colocada) – a exceção se dará caso a Caprichosos volte aos desfiles, passando a ser a primeira a desfilar no domingo, deslocando a 9ª colocada para a 2ª posição no referido dia.
A campeã do carnaval continua escolhendo a posição de desfile na segunda-feira e a vice-campeã escolhe a posição no domingo. Ao contrário dos anos anteriores, não haverá mais par ordenado, sendo o sorteio feito com todas as escolas da 3ª a 7ª colocação, sem escalonamento fixo dos dias de desfile, com direito a dez minutos para eventuais trocas, inclusive com as escolas já delimitadas em suas posições. Com informações da Liesco.