Casos positivos de dengue chegam a quase 350 e notificações passam de 2,6 mil em Corumbá
março 25, 202312:21 pmOs casos de dengue continuam aumentando em Corumbá. A cidade já registra quase 350 pessoas diagnosticadas com a doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, emitido na quinta-feira (23).
São 348 casos positivos e 2.672 notificações suspeitas. O bairro Cristo Redentor segue liderando os casos notificados, com 327. Em seguida vem o bairro Guatós, com 314 e Maria Leite com 241.
Já casos positivos por bairros, o Cristo Redentor também lidera, com 37 pessoas diagnosticadas com dengue; Guatós com 35 e Maria Leite com 34.
As mulheres somam 51% dos casos notificados. Os homens, 49%. Por faixa etária, pessoas entre 20 e 29 anos lideram, com 661 notificações. De 10 a 19 anos, são 633. A cidade segue sem óbito por dengue.
Mutirão
Foto enviada ao Diário Corumbaense
Mutirões são realizados na sexta e sábado nos bairros com maior infestação do mosquito
Neste sábado, 25 de março, o bairro Centro América recebe as ações do mutirão de combate à dengue realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e militares da Marinha do Brasil também participam do mutirão.
O mutirão tem o objetivo de desenvolver ações educativas, eliminar pequenos e grandes depósitos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além de conscientizar a população sobre a importância da participação de todos nas ações de combate e prevenção à doença.
Prevenção
Especialistas dizem que 10 minutos ao dia, são suficientes, para cada morador olhar a sua residência e os quintais e eliminar os locais que servem como criadouro, evitando que o mosquito se prolifere nesses locais, principalmente com água parada, como em pneus, garrafas de vidro, acúmulo de lixo entre outros.
A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti. Por isso, as autoridades em saúde reforçam a importância de a população ser um aliado das ações de prevenção.
Diário Corumbaense