Centro-Oeste terá mais chuva forte na primeira quinzena de abril
abril 7, 20219:03 amAbril pode ser considerado o último mês em que a Região Centro-Oeste do Brasil ainda pode acumular volumes de chuva elevados, antes do início do período regular de estiagem. O período seco normal no Centro-Oeste do Brasil se estende de maio até setembro. São cinco meses onde a chuva é realmente escassa. Nesse período, também é bastante comum termos meses em que muitas áreas da Região Centro-Oeste do Brasil não recebem nenhuma gota de chuva. Chover durante os meses de junho, julho e agosto em locais como o estado de Goiás ou o Distrito Federal é bastante raro
Abril de 2021 começou com tempo bastante instável em grande parte da Região Centro-Oeste do país. As pancadas de chuva têm sido frequentes, e por vezes fortes, em várias áreas de Mato Grosso, Goiás e do Distrito Federal.
Mais chuva esta semana
Essa semana ainda reserva mais chuva para a região parte da Região Centro-Oeste do país.
A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera sobre o Brasil vai favorecer uma concentração de áreas de estabilidade, que devem provocar chuva frequente sobre Mato Grosso, Goiás e sobre o Distrito Federal.
São essas áreas que podem ter chuva forte nessas próximas 48 horas. O estado de Mato Grosso do Sul pode ter pancadas de chuva, mas de forma isolada. A chance de chover é baixa no sul e no leste de Mato Grosso do Sul.
As capitais Cuiabá, Goiânia e Brasília estão sujeitas a chuva forte nesta quarta e também na quinta-feira, 8 de Abril.
Mais chuva em abril
A Região Centro-Oeste ainda terá mais chuva até o final da primeira quinzena de abril, mas a chuva não será para todas as áreas.
Como explica Ana Clara Marques, meteorologista da equipe de previsão climática da Climatempo:
“ A partir do dia 10 de abril, a Oscilação de Madden-Julian vai atuar positivamente sobre o Brasil fazendo com que estas áreas de instabilidade que já estão se formando sobre o Centro-Oeste ganhem força. Isto vai fazer com que a chuva aumente sobre Mato Grosso, Goiás e sobre o Distrito Federal.
Essas áreas de instabilidade não devem ter grande influência sobre o Mato Grosso do Sul, alerta Ana Clara Marques
Mato Grosso do Sul
As condições estimadas para o tempo nesta quarta-feira (7) são de tempo firme e temperaturas amenas em grande parte de Mato Grosso do Sul.
Conforme estimativa do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, o dia será de céu parcialmente nublado na parte sul e há possibilidade para pancadas de chuva nas demais áreas.
A umidade relativa do ar pode registrar índices com variação entre 85% a 35%, e são esperados ventos de intensidade fraca a moderada com possibilidade de rajadas nas regiões central e norte.
Nesta quarta as temperaturas poderão registrar mínima de 18°C e máxima de 34°C no Estado. Para a capital a variação está estimada em 22°C a 28°C.

Fonte: Correio Da Manhã