Condições climáticas voltam a ameaçar propagação do fogo no Pantanal
agosto 13, 20241:50 pmDe acordo com o Boletim Diário da Operação Pantanal 2024, divulgado no final da noite desta segunda-feira, 12 de agosto, os esforços de Bombeiros e Brigadistas foram concentrados no combate de nove focos de incêndio ativos no Pantanal.
Um focos, na região de Miranda, próximo a Salobra, que se estendeu até a BR-262 e chegou a bloquear a rodovia na última semana, há outros nas regiões da Serra do Amolar e nas proximidades do Paiaguás, além de focos de calor nas imediações do Passo da Lontra, na Estrada Parque. Além desses, há outros dois focos no sul do estado do Mato Grosso, um na região do Forte Coimbra e um em Naviraí, próximo à divisa com o Paraná. Todos foram identificados por meio de monitoramento por satélites e as equipes de combate foram prontamente mobilizadas para combater/monitorar o fogo e prevenir a expansão dos incêndios.
Além das áreas onde as operações estão em andamento, há monitoramento contínuo nas proximidades do Porto da Manga. Quatro equipes especializadas estão também em operação para atender os municípios de Corumbá (MS), e seus arredores, assim como Aquidauana (MS) e Campo Grande (MS).
As condições climáticas, que até domingo, 11 de agosto, eram consideradas favoráveis para o combate e diminuição das chamas, neste último relatório foi registrado aumento de temperatura com significativo risco de incêndios florestais. Durante a segunda-feira, 12 de agosto, foram registrados focos de calor em outras regiões do Estado e nas áreas já monitoradas. A temperatura atingiu uma média de 24°C, acompanhada por rajadas de vento de 25 km/h. A umidade relativa do ar voltou a ficar baixa, variando entre 10% e 20%, o que cria um ambiente propício para a rápida propagação de incêndios.
Fonte: Capital Do Pantanal