Corumbá está na liderança de focos de queimada no Brasil
julho 8, 202110:54 amO Sistema de Monitoramento de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais indica que Corumbá é o município brasileiro com maior foco de queimadas no país nas últimas 48 horas. Já são 284 focos registrados, enquanto Nova Maringá (MT) está com 265 e aparece em segundo lugar.
Por conta das queimadas, a cidade voltou a ficar coberta por fumaça. O problema começou a ser registrado nesta semana, desde segunda-feira (5) à tarde. Nesta quarta-feira (7), a fumaça está ficando mais intensa. Durante a madrugada, a nuvem chega a ficar muito baixa.
Os Bombeiros já estão empenhados no trabalho de combate às chamas tanto em área urbana como na zona rural. Boletim divulgado nesta quarta-feira indicou que foram atendidos 6 combates a incêndio em vegetação na área urbana, sendo 3 no bairro Aeroporto, 1 no Cristo Redentor e 1 no Corumbella. Destes incêndios, todos foram em terrenos baldios e se iniciaram pelo grande acúmulo de lixo e se espalharam para vegetação.
“Esses incêndios poderiam ter sido evitados se os moradores se conscientizassem sobre o descarte correto dos resíduos. Nesse período do ano, de tempo seco, três fatores contribuem para o aumento das queimadas: baixa umidade do ar, vegetação seca e fortes ventos. Por isso, é importante que o lixo seja acondicionado de forma correta e não descartado em terrenos baldios”, orientou os Bombeiros.
Na região do Formigueiro, no baixo Pantanal, há registro de incêndio em grande área e está ocorrendo o combate às chamas.
Fonte: Correio De Corumbá