Corumbá está sob alerta de perigo para baixa umidade do ar; veja como se proteger

julho 20, 20219:39 am

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para toda a região de Corumbá e Ladário por conta da baixa umidade do ar. Há variação entre 20% e 12%, o que pode causar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, na boca, no nariz. Quem tem alergia, pode sofrer com crises também.

A faixa de baixa umidade do ar vale, inclusive, para quase a totalidade de Mato Grosso do Sul e do Estado de São Paulo.

“O Inmet publica aviso de umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Há risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Beba bastante líquido, atividades físicas não são recomendadas, evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, use hidratante para pele e umidifique o ambiente. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) caso precisar”, divulgou o instituto, em nota.

A médica otorrino Barbara Mira concedeu entrevista ao Correio de Corumbá para explicar como o período de seca afeta o corpo humano e quais são as principais medidas que as pessoas devem tomar para reduzir os impactos na saúde.

“As pessoas que têm renite alérgica e outras alergias, os sintomas pioram nesse período do ano. A função do nosso nariz é filtrar o ar. O muco que tem no nariz encosta nas partículas de poeira e impede que vírus e bactérias cheguem à nossa garganta e ao nosso pulmão. Quando o tempo está mais seco, não existe esse muco para parar essas partículas e elas podem entrar direto no nosso corpo. Por isso que nessa época a gente está mais predisposto a pegar doenças, como o coronavírus”, explicou a médica corumbaense.

Ela ressalta que manter o hábito de limpar o nariz com soro fisiológico é uma medida eficaz. A utilização de máscara também contribui para ocorrer a filtragem de partículas nocivas ao nosso corpo.

Fonte: Correio De Corumbá

Tags:
COMPARTILHAR:

Comentários

comentários