Corumbá perde Terezinha Baruki, referência na Educação corumbaense
agosto 12, 20219:09 amA Cidade Branca perdeu na manhã de hoje (12) um dos seus ícones da Educação: Terezinha Baruki faleceu aos 81 anos de idade, após 60 anos trabalhando em prol do sacerdócio que é a transmissão de conhecimento e cultura. A educadora já vinha apresentado problemas de saúde, mas manteve-se ativa o quanto pode, como Diretora Financeira da sua própria escola – uma característica profissional que fundia-se com sua vida pessoal.
Famosa por suas aulas de gramática e suas incursões na política local, Terezinha foi uma das mulheres pioneiras na política corumbaense, sendo candidata à Prefeita de Corumbá na década de 1990, mas consagrou-se politicamente como vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Corumbá.
Filha de pai libanês que imigrou para Corumbá em 1925 e de mãe carioca também descendente de libaneses – Terezinha sempre definiu sua profissão como “professora”, sua grande paixão. Começou sua carreira no ensino no antigo Primário e posteriormente, no Ginasial e Científico (hoje Ensino Médio) – sendo docente de curso superior – lecionando em escolas municipais e estaduais.
Em 1968 – já como professora – Terezinha também foi pioneira da primeira turma de Letras do Instituto Superior de Pedagogia de Corumbá, atual UFMS e em 1979 concluiu seu mestrado em Língua Portuguesa na Universidade Federal Fluminense.
Empreendedorismo
A professora também foi uma mulher de negócios: além do IBEC – Colégio Objetivo, Terezinha também foi proprietária de duas casas lotéricas em Corumbá: a “Sucesso” e a “Corumbaense” – mas que segundo ela, “resolveu vender porque não tinha tempo de ficar à frente do negócio”, dedicando-se exclusivamente à sua escola, após sua aposentadoria como professora da UFMS e do Estado de Mato Grosso do Sul, local onde trabalhou praticamente até seus últimos dias, mesmo durante a pandemia, de forma remota.
Orgulhosa por ser corumbaense por ter nascido em um local com tanta beleza e cultura e principalmente por ter a consciência que cumpriu com seu papel na Educação de Corumbá, Terezinha hoje deixa saudades dos amigos, colegas, familiares e alunos.
Fonte: Correio Da Manhã