Covid aumenta em Corumbá e mesmo assim, mais de 20 não tomaram a segunda dose da Janssen

dezembro 25, 20211:18 pm

Não chega nem a 23% o número de pessoas que já tomaram a segunda dose da vacina da Janssen em Corumbá. A cidade recebeu 26.400 doses do imunizante contra a covid-19, mas até sexta-feira (24), pouco mais de 6 mil se imunizaram.

“A procura está muita baixa, precisamos continuar com os cuidados necessários de biossegurança, lembrando que o cidadão também tem responsabilidade civil, individual e coletiva. A adesão em massa da segunda dose e do reforço é fundamental para mantermos o convívio social, o lazer, e a liberdade para realizar nossas atividades em segurança”, alertou o secretário de Saúde, Rogério Leite.

Neste sábado e domingo, 25 e 26 de dezembro, o Centro de Saúde da Ladeira fica aberto das 09h às 12h aplicando as vacinas contra a covid-19.

A segunda dose da Janssen é para pessoas a partir de 18 anos que tenham se vacinado há mais de 2 meses. A Secretaria Municipal de Saúde, alerta que a vacina deste laboratório, é contra indicado para gestantes e puérperas (mulheres com ate 45 dias pós parto), que devem tomar a vacina da Pfizer, também disponível na rede de saúde.

Também são aplicadas a 1ª dose para pessoas com 12 anos ou mais; a 2ª dose da Pfizer para quem tomou a 1ª há mais de 21 dias e da Astrazeneca, para quem tomou a 1ª dose há mais de 60 dias, além da dose de reforço para pessoas a partir de 18 anos que tomaram a segunda dose da Astrazeneca, Pfizer ou Coronavac há mais de 4 meses.

A quarta dose é para imunossuprimidos com mais de 18 anos, que receberam duas doses e uma de reforço há mais de quatro meses. São considerados pacientes imunocomprometidos: os portadores de imunodeficiência primária grave; quem está fazendo quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; pacientes em uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; pessoas que usam drogas modificadoras da resposta imune (o Ministério da Saúde divulga uma tabela com essas medicações); pacientes com condições auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É necessário levar comprovante vacinal e documento pessoal com foto

Números da covid-19

Em novembro foram registrados 172 novos casos de covid-19 na cidade, e em dezembro, já são 237, dados que revelam um aumento gradativo de novos casos, destaca a Secretaria Municipal de Saúde.

Desde o início da pandemia, foram confirmados 16.082 casos de coronavírus; destes 15.508 se recuperaram. 82 pessoas estão em isolamento domiciliar e dez internadas na Santa Casa. Quatro pacientes estão no CTI Covid e todos fazem uso de ventilação mecânica (estão intubados).

475 pessoas perderam a vida para doença. O último óbito confirmado é o de uma mulher de 42 anos, diabética e hipertensa, que faleceu no dia 23 de dezembro.

 

Fonte: Diarionline

Tags:
COMPARTILHAR:

Comentários

comentários