Doses da vacina contra a covid-19 já estão em Corumbá e Ladário
janeiro 19, 20219:10 amAs doses da CoronaVac já estão em Corumbá e Ladário. A vacina contra a covid-19 chegou na madrugada desta terça-feira, 19 de janeiro, e foi levada para o Centro de Saúde da Ladeira Cunha e Cruz, em Corumbá e para a Policlínica, em Ladário. O transporte foi feito em comboio, comandado por policiais civis.
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, Corumbá recebeu 2.768 doses da vacina, nesta primeira remessa. Desse total, 1.141 doses devem ser destinadas aos trabalhadores da saúde e 34 para trabalhadores da sala de vacinação. Trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos em residências inclusivas são 15; pessoas idosas com 60 anos ou mais, residentes em instituições de longa permanência (como asilo) terão 90 doses destinadas; população indígena são 86; pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em residências inclusivas (institucionalizadas) 18 doses, totalizando 1.384 pessoas vacinadas com duas doses.
Já o município vizinho, Ladário, recebeu 320 doses, também para a primeira e segunda etapa, conforme a secretária de Saúde, Josiane Braga. Em Ladário as primeiras pessoas a receberem as doses serão uma enfermeira que atua no Centro de Atendimento da Covid e uma vacinadora.
As doses fazem parte remessa das primeiras 158 mil doses que chegaram a Mato Grosso do Sul na tarde de segunda-feira. Elas são da fabricante Coronavac, do instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o consórcio Astrazeneca/Oxford, também foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para uso emergencial, mas ainda não chegou ao Brasil.
Corumbá montou Plano Operacional de Imunização. No entanto, os locais, horários e profissionais envolvidos para que a vacinação ocorra de maneira célere e em segurança, ainda não foram divulgados pela Saúde Municipal.
Fonte: Diário Online