Equipe da PMA avista onça-pintada durante rondas e reforça orientações à população

junho 13, 20256:00 am

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Corumbá avistou, na noite de quarta-feira (11), uma onça-pintada durante rondas noturnas em uma área de vegetação próxima à fronteira com a Bolívia. O animal estava a poucos metros de residências, o que mantém o alerta sobre a presença de grandes felinos em áreas urbanizadas. Aquela região também fica perto do Canal do Tamengo, um afluente do rio Paraguai.

Segundo a corporação, o flagrante reforça a importância da atuação contínua da PMA em regiões que integram o habitat natural de espécies emblemáticas do Pantanal, como a onça-pintada. As patrulhas são realizadas em pontos estratégicos, como no Mirante da Capivara, regiões da Cacimba e próximas à fronteira e no Porto Geral, por meio de rondas móveis e pontos-base, nos quais as viaturas permanecem posicionadas por determinado período. Em todas essas áreas, onças foram avistadas, mas não se sabe quantas são. No Mirante da Capivara, a presença do animal foi registrada por câmeras de segurança.

Durante as ações, os policiais ambientais têm reforçado orientações à população local. Entre as recomendações estão: não tentar se aproximar de animais silvestres, recolher os animais domésticos durante a noite e evitar que crianças circulem sozinhas por trilhas ou áreas de mata. Em caso de novos avistamentos, a orientação é acionar imediatamente a PMA, para permitir o mapeamento das ocorrências e adoção das medidas necessárias. Não se sabe quantas estão 

Qualquer suspeita de presença de animais silvestres em áreas urbanas deve ser informada aos canais disponíveis para contato:

*Gerência de Proteção e Bem-Estar Animal (GPBEA) – (67) 9 9936-0164

*Polícia Militar Ambiental (PMA) – (67) 9 9266-4052

Diário Corumbaense

Tags:
COMPARTILHAR:

Comentários

comentários