Espetáculo na Cidade Dom Bosco chama atenção para o Maio Laranja
maio 23, 202311:56 amDados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgados no ano passado e com análise dos números de 2021 apontaram que o Brasil registrou uma média de 130 casos por dia de abuso e exploração sexual.
Já um levantamento do antigo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – hoje, desmembrado em dois ministérios: das Mulheres, e dos Direitos Humanos e da Cidadania – mostrou que, em 2021, cerca de 74% dos registros de violência sexual contra crianças e adolescentes aconteceram contra meninas.
Diante de dados tão alarmantes e a necessidade de proteger as crianças e adolescentes, a Cidade Dom Bosco desenvolveu, ao longo do mês de maio, diversas atividades sobre o tema.
No dia 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, a instituição promoveu um espetáculo, com a presença dos familiares dos atendidos, colaboradores e autoridades.
Todas as canções, coreografias e encenações foram desenvolvidas pelos próprios protegidos do PCAF (Programa Crianças e Adolescentes Felizes) e do Programa Adolescente Aprendiz. As atividades mostraram não só a problemática como também maneiras de denunciar casos de abuso e exploração sexual.
“A Cidade Dom Bosco é grande parceira nas ações de enfrentamento à violência sexual em Corumbá, com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Por isso, todos os anos trabalhamos o tema com os nossos atendidos e reforçarmos sempre para eles e para a comunidade em geral: casos de abuso e violência sexual devem ser sempre denunciados. As denúncias podem ser anônimas, pelo Disque 100. O importante é denunciar e garantir que nossas crianças e adolescentes tenham uma vida saudável”, afirma o coordenador geral da Cidade Dom Bosco, Fernando Melgar.
18 de maio
O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, por meio da Lei Federal 9.970/00, com o objetivo de conscientizar e incentivar denúncias.
A data escolhida acontece em memória ao “Caso Araceli”, crime que aconteceu em Vitória, Espírito Santo, há 50 anos, quando uma menina foi sequestrada, mantida em cárcere sob efeito de drogas e estuprada, entrou em coma e, ao ser levada para o hospital, já sem vida, foi abandonada no terreno atrás dele. Este crime que chocou o nosso país ainda nos espanta e revolta, uma vez que os suspeitos foram absolvidos por falta de provas e o caso, arquivado.
Como denunciar
Denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas diretamente no Disque 100. Basta digitar o número e fazer a ligação, sem custos. As denúncias podem ser anônimas.
Fonte: Capital Do Pantanal