Focos de queimadas no Pantanal e na área urbana de Corumbá mobilizam bombeiros

agosto 23, 20212:09 pm

Não bastassem os focos de queimadas no Pantanal espalhando fumaça por toda a cidade, as equipes de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros Militar, também são acionadas para conter as chamas na área urbana de Corumbá. A maioria ocorre em terrenos baldios, onde ameaçam não só a vegetação, como habitações e até escolas.

No domingo, 22 de agosto, militares do 3° GBM combateram o fogo no bairro Maria Leite. As chamas começaram a se alastrar na vegetação no início da tarde, atingindo uma área de mata que envolve um grande terreno entre a avenida Nossa Senhora da Candelária e uma localidade denominada “Estrada Vermelha”.

Conforme os bombeiros, nesse trecho, as chamas chegaram bem próximo à Praça do Sesi e às instalações do Senai. No final da tarde, a guarnição retornou para o lado oposto da mata, onde o incêndio ameaçava chegar aos fundos da escola do Sesi. 

No período noturno, as equipes combateram as chamas na mata em frente da escola Estadual Gabriel Vandoni de Barros, onde havia muita fumaça, prejudicando o tráfego de veículos. Outro incêndio combatido foi em uma área que avançou na subestação de energia elétrica.

Também há registro de focos de queimadas nos morros que ficam em torno dos bairros, principalmente na parte alta da cidade. Os focos são visíveis durante a manhã e ganham mais proporção à noite, mostrando um cenário triste vivenciado em Corumbá.

O que foi verificado pelos bombeiros é que todos esses incêndios tiveram a ação humana como principal causa. Além dessas ocorrências no bairro Maria Leite, no domingo também foram registrados incêndios em vegetação em pontos distintos de Corumbá: dois no bairro Padre Ernesto Sassida; dois no bairro Aeroporto; um no Guanã; um no Cristo Redentor e um no Nossa Senhora de Fátima e na área central. 

No Pantanal 

Além dos trabalhos de combate a incêndio na área urbana, a “Operação Hefesto” está há 52 dias em atividade em Corumbá para controlar a incidência de incêndios florestais na região pantaneira.

Com isso, o Corpo de Bombeiros Militar está promovendo ações como o monitoramento via satélite dos focos de incêndio, sobrevoos, uso de drones, permanência dos militares em campo e o combate direto às chamas.

Fonte: Diário Online

 

Tags:
COMPARTILHAR:

Comentários

comentários