Foragido por tráfico internacional é extraditado da Bolívia e entregue à Polícia Federal em Corumbá
agosto 17, 20256:25 amO brasileiro Luanderson Geovane Barros Ribeiro, de 29 anos, foi extraditado da Bolívia e entregue à Polícia Federal do Brasil neste sábado (16), na ponte que delimita a fronteira entre Corumbá e a província de Arroyo Concepción. Ele foi preso em território boliviano e era foragido da Justiça brasileira.
O mandado de prisão foi expedido pela 4ª Vara Federal de Manaus, no estado do Amazonas, por envolvimento em tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais.
A decisão atende a uma representação da Polícia Federal. Segundo o documento, há indícios suficientes de participação de Ribeiro em uma organização criminosa voltada ao tráfico de entorpecentes para o exterior.
A prisão
O Diário Corumbaense apurou que o brasileiro foi detido na Bolívia enquanto se preparava para levantar voo em uma aeronave de pequeno porte, na região de Santa Cruz de la Sierra, em companhia do piloto – possivelmente boliviano ou peruano. A avioneta utilizada tinha prefixo falso, o que chamou a atenção das autoridades locais.
Durante a abordagem, a polícia boliviana constatou que o brasileiro tinha um mandado de prisão em aberto. Diante da situação, ele foi encaminhado de volta ao Brasil, enquanto o outro homem permanece detido no país vizinho.
A região onde ocorreu a interceptação é conhecida como rota de tráfico aéreo. Informações apontam que o brasileiro estaria atuando como mecânico de aeronaves utilizadas pelo tráfico de drogas.
Diário Corumbaense