Furtos de cabos elétricos comprometem modernização da iluminação pública em Corumbá
julho 26, 20256:00 amEm apenas quatro dias desde o início das obras de modernização da iluminação pública em Corumbá, a cidade continua enfrentando um sério desafio: o furto de cabos elétricos. O projeto, pioneiro em Mato Grosso do Sul, prevê um investimento de R$ 90 milhões por meio de Parceria Público-Privada (PPP) e tem como foco transformar a iluminação de áreas públicas, com prioridade para praças, avenidas e vias de grande circulação.
Na última segunda-feira (21), a iluminação da Praça Generoso Ponce foi restabelecida. No dia seguinte, o local já sofreu uma tentativa de furto. Outro ponto afetado foi o Jardim da Independência, ainda em processo de reestruturação, que teve cabos recém-instalados furtados entre as noites de 23 e 24 de julho.
Desde o início dos trabalhos, cerca de mil metros de cabos de 16mm² já foram utilizados. Com os furtos, equipes do consórcio responsável pela execução tiveram que refazer serviços concluídos, o que compromete o cronograma de intervenções previsto para outras localidades.
Além das praças citadas, a rua Antônio João e a Avenida Gaturama – uma das principais entradas da cidade – também estão incluídas nesta primeira fase do projeto.
O furto de fios afeta diretamente a qualidade e segurança dos espaços públicos, além de representar prejuízo financeiro e atrasos na entrega das melhorias. O tempo gasto para reparar os danos impede que outras áreas recebam a nova iluminação no prazo planejado, ampliando o período de espera e comprometendo o avanço do projeto.
Medidas de prevenção
Para coibir novas ocorrências, o consórcio adotou medidas como a substituição dos cabos de cobre por cabos de alumínio, menos atrativos para revenda ilegal. Além disso, os eletrodutos estão sendo instalados com maior profundidade e as caixas de passagem são concretadas, dificultando o acesso ao material.
A Prefeitura de Corumbá destaca que o projeto representa um importante avanço em segurança, mobilidade e qualidade de vida. No entanto, reforça que a participação da população é essencial para o sucesso da iniciativa.
Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones 190 (Polícia Militar) e (67) 3234-7111 (Polícia Civil).
Diário Corumbaense com informações da Assessoria de Comunicação da PMC.