Grupamento de Bombeiros Militar registrou mais de 1,2 mil ocorrências no primeiro semestre em Corumbá

agosto 1, 20256:00 am

Com atuação em diversas frentes, o 3º Grupamento de Bombeiros Militar, com sede em Corumbá, registrou 1.239 ocorrências nos primeiros seis meses de 2025. De acordo com o balanço da corporação, 787 vítimas foram atendidas entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho.

Além de Corumbá, os militares atendem também ocorrências em Ladário, na zona rural e em comunidades ribeirinhas do Pantanal. A unidade ainda presta apoio a ocorrências em cidades da fronteira com a Bolívia.

Acidentes de trânsito lideram atendimentos

As ocorrências envolvendo acidentes de trânsito continuam sendo as mais frequentes, com 146 registros no semestre. Os casos incluem colisões entre veículos, capotamentos, quedas acidentais de motociclistas e atropelamentos.

Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar

Acidente envolvendo ônibus e caminhão foi uma das ocorrências mais graves registradas no 1° semestreEntre os atendimentos de maior gravidade está o acidente ocorrido em 15 de junho, na BR-262, na região conhecida como Buraco das Piranhas, a cerca de 110 km de Corumbá. A colisão envolveu ônibus e caminhão carregado com minério, resultando em duas mortes e deixando outras duas pessoas, uma delas, criança de seis anos, gravemente feridas.

“O número de sinistros de trânsito segue elevado. Atendemos todo tipo: colisões, quedas de moto, atropelamentos, acidentes em rodovias. Alguns mais graves, outros nem tanto, mas essas ocorrências continuam liderando”, destacou o 1º sargento André Eduardo Marti.

Captura de animais silvestres é a segunda maior demanda

Captura de animais em área urbana também é destaque das ocorrênciasOutro destaque do semestre foi o resgate de animais silvestres na área urbana das cidades pantaneiras. Ao todo, foram realizadas 145 capturas, o segundo maior volume de ocorrências no período.

“A captura de animais é sempre constante. Estamos inseridos em uma área ambiental, o Pantanal, e frequentemente somos acionados para recolher cobras, jacarés, capivaras e cervos. Esses animais ‘invadem’ a cidade em busca de alimentos”, explicou Marti.

Resgates em áreas remotas do Pantanal

O 3º GBM também realizou resgates em regiões isoladas do Pantanal, muitas vezes com o apoio da Marinha do Brasil, por meio do 6º Distrito Naval. Foram efetuados 22 resgates aéreos, nove fluviais e quatro terrestres.

“Os resgates aéreos são frequentes e geralmente ocorrem nas regiões mais remotas. Quando não é possível voar, seguimos por rio ou por terra. Independentemente do meio, estamos sempre comprometidos em salvar vidas”, afirmou Marti.

Incêndios em veículos

Incêndios em veículos também vêm chamando a atenção entre as ocorrênciasOs incêndios em veículos também chamaram a atenção nos últimos meses. Foram registradas 18 ocorrências, envolvendo carros, motos, caminhões e ônibus. Em muitos casos, as causas estão ligadas a falhas mecânicas ou elétricas, e há suspeita de ações criminosas em alguns episódios.

“É um número preocupante. No ano passado, tivemos 24 casos no total, e este ano já estamos quase atingindo essa marca no meio do ano. Precisamos ficar atentos à manutenção dos veículos”, alertou Marti.

Outras ocorrências

O relatório ainda aponta:

  • 101 ocorrências de controle de insetos;
  • 61 remoções ao pronto-socorro;
  • 38 incêndios em edificações;
  • 49 incêndios em vegetação, principalmente em terrenos baldios ou áreas verdes dentro e fora do perímetro urbano de Corumbá.

Com a chegada do período seco, a preocupação com queimadas aumenta. A prática de atear fogo para limpar terrenos ou quintais é comum, mas perigosa e passível de punição legal. Os principais fatores que agravam as queimadas são: baixa umidade do ar, vegetação seca e ventos fortes.

Provocar incêndios em áreas de vegetação pode gerar prisão em flagrante, com pena de dois a quatro anos de reclusão, além de multas administrativas que variam de R$ 1.000,00 a R$ 7.000,00 por hectare, conforme a área atingida.

Fonte: Diário Corumbaense

Tags:
COMPARTILHAR:

Comentários

comentários