Homem leva ferroada de arraia e é socorrido pelos Bombeiros
abril 28, 20253:02 pmHomem de 45 anos, foi socorrido pelo 3º Grupamento de Bombeiros Militar, após ser ferroado por uma arraia. O caso ocorreu nas imediações da Prainha do Porto Geral de Corumbá, por volta das 12h10, de domingo, 28 de abril, e alerta sobre os cuidados que as pessoas devem ter em caso semelhante.
A equipe dos bombeiros prestou os primeiros atendimentos ao homem que foi ferroado no pé esquerdo, que apresentava vermelhidão e inchaço. Ele sentia intensas dores e foi removido para o Pronto-Socorro Municipal.
Cuidados
As arraias, comuns na região, vivem em águas rasas de solo arenoso, onde se camuflam para buscar alimentos, como pequenos invertebrados e peixes menores.
Sobre elas, o biólogo José Carlos Carvalho Junior, em entrevista ao Diário Corumbaense, em outubro de 2024, alertou sobre o perigo de pisar em uma arraia. Conforme explicou, elas possuem um ferrão venenoso na cauda e atacam quando estão ameaçados ou são pisadas. O veneno possui uma toxina que causa dor intensa, infecções e até necrose no local da ferroada.
O Corpo de Bombeiros Militar recomenda o uso de botas ou calçados fechados e o hábito de arrastar os pés ao caminhar na água, o que reduz a chance de pisar diretamente em uma arraia e previne acidentes.
Contudo, vale destacar que, em várias ocasiões, as autoridades já alertaram que o rio Paraguai não é apropriado para banho. O cuidado é essencial, especialmente em período de seca, quando o contato com esses animais se torna mais frequente devido ao baixo nível do rio.
Diário Corumbaense