Idosa é vítima de golpe e tem prejuízo de R$ 13,2 mil
outubro 15, 20256:23 amUma idosa de 69 anos foi vítima de um golpe e teve um prejuízo de mais de R$ 13 mil, em sua conta bancária. O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Corumbá como estelionato.
Segundo o boletim de ocorrência, na tarde de terça-feira (14), a vítima recebeu uma ligação de uma pessoa que se passou por seu gerente de banco. O golpista pediu que ela acionasse uma chave de segurança no aplicativo do banco. Durante a ligação, apareceu uma tela azul no celular, com a mensagem de que ela estaria sendo alvo de um golpe e que deveria clicar na chave para se proteger.
Antes de concluir a ação, a idosa percebeu que o aplicativo do banco havia desaparecido da tela do celular. Preocupada, tentou falar com o verdadeiro gerente por três vezes, mas não obteve retorno.
Na manhã desta quarta-feira (15), ela foi pessoalmente à agência e questionou o gerente sobre a ligação recebida no dia anterior. O funcionário negou ter feito qualquer contato e informou que seu número de WhatsApp havia sido clonado.
Ao verificar a conta, o gerente constatou que o valor de R$ 13.201,53 havia sido transferido via Pix para o nome de um indivíduo. O golpe envolveu o uso de diferentes modalidades de crédito: R$ 4.818,65 do cheque especial, R$ 3.382,88 do salário e R$ 5.000,00 de empréstimo pessoal.
O que fazer para não cair no golpe
– Não compartilhe dados sensíveis:
Jamais envie senhas, tokens, códigos de segurança ou dados do cartão por telefone, SMS, e-mail ou aplicativos de mensagens.
– Desconfie de urgências:
Golpistas costumam criar uma sensação de urgência para que você não tenha tempo de pensar. Aja com cautela se alguém pressionar por uma ação imediata.
– Não confie em números desconhecidos:
Se receber uma ligação ou mensagem suspeita, não retorne a ligação e não clique em links enviados.
– Use canais oficiais do banco:
Se precisar entrar em contato com o banco, use os canais de comunicação oficiais que você já conhece, como o aplicativo, o site ou o telefone que está no verso do seu cartão.
– Cuidado com presentes e brindes:
Bancos não oferecem brindes inesperados que exigem pagamento de taxas. Desconfie sempre de ofertas vantajosas e presentes surpresa.
– Não forneça o cartão para terceiros:
Jamais entregue seu cartão de crédito ou débito a terceiros, nem mesmo em caixas eletrônicos.
– Fique atento ao local:
Se precisar fazer uma transação no caixa eletrônico ou em uma maquininha, certifique-se de que ela não está adulterada.
Fonte: Diarionline