Incêndio em Porto Esperança ameaça moradores e estação de água recém inaugurada

setembro 29, 20219:17 am

Os focos de calor no Pantanal concentraram-se nas redondezas de Corumbá e Ladário nesta terça-feira (28) e as queimadas também aumentaram. Uma das frentes que está sendo tratada como de prioridade pelos Bombeiros está em Porto Esperança, que fica a 85 km da Capital do Pantanal. Por lá, o fogo circundou a comunidade e passou a ameaçar a população e próprios públicos, como a estação de água recém inaugurada.

O comando da Operação Hefesto confirmou que populares enviaram as primeiras informações sobre a situação no Porto Esperança nesta manhã e 10 Bombeiros deslocaram-se para realizar o atendimento. Por conta da gravidade da situação, mais equipes foram enviadas.

“Recebemos de populares a situação nas imediações de Porto Esperança. Já enviamos duas equipes, provavelmente teremos de enviar mais equipes. Aeronave deve levar esse grupo porque são 85 km e o deslocamento aéreo vai agilizar”, apontou o comandante da Operação Hefesto, tenente-coronel Wandner Valdivino Meirelles.

Na comunidade, que é um distrito de Corumbá, até o primeiro semestre de 2021 ainda não havia água tratada. Há 130 moradores na localidade e a estação de tratamento da Sanesul foi inaugurada em agosto, inclusive com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O investimento no sistema foi de R$ 739 mil.

O comandante da operação de combate ao incêndio no Pantanal ainda alertou que as equipes fazem avaliação para definir a melhor estratégia de combate às chamas. Em alguns casos, é preciso realizar medidas para evitar a expansão do fogo e, só depois, atuar diretamente para reduzir as labaredas. Entre os fatores que surgem para definir a forma de atuação está a avaliação se o combate direito pode trazer riscos grandes à vida dos brigadistas e apoiadores.

“Estamos recebendo muito apoio da comunidade com maquinário. Sempre temos que primar pela segurança das pessoas. Temos que fazer aceiros e medidas preventivas para quebrar o ímpeto do incêndio até que possamos debelar as chamas. A gente espera controlar esse incêndio o mais rápido possível”, comentou Meirelles.

O problema em Porto Esperança não é único. O sistema Pantanal em Alerta aponta que só na tarde desta terça-feira na região de Corumbá e Ladário há 2073 focos de calor, sendo que em todo o Pantanal o sistema aponta para 2907 focos. Já são 182 propriedades atingidas.

O Morro do Urucum e o Morro Santa Cruz são outros dois pontos críticos com incêndio. A fumaça gerada pela combustão nesses locais acabou sendo trazida para Corumbá e Ladário no começo da tarde pelo vento que está sendo registrado na região.

“A situação por lá é que foi avistado um foco de incêndio que está a cerca de 1,5 km do Morro Santa Cruz. Guarnições vão fazer a proteção de toda aquela mediação. Foram 10 homens deslocados, uma viatura, vários equipamentos, água, mantimentos para que possam ficar o dia todo e a noite inteira”, detalhou o comandante da Operação Hefesto.

Fonte: Correio De Corumbá

Tags:
COMPARTILHAR:

Comentários

comentários