Marinheiro mais antigo de Ladário chega aos 97 anos e participa de celebração em Ladário
dezembro 14, 20219:40 amEdson Arguelho da Silva estava preparado, ele sabia que seu destino com 19 anos era cruzar o oceano e ir para a Segunda Guerra Mundial, como combatente da Marinha. Porém, em 6 de agosto de 1945 o lançamento de bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki o tiraram do combate. Hoje, com 97 anos, ele é o marinheiro mais antigo do Comando do 6º Distrito Naval de Ladário e, apesar da idade avançada, não perde nenhuma celebração realizada.
Para este dia 13 de dezembro, ele estava sentado, usando sua bengala, acompanhando com atenção a cerimônia de celebração pelo Dia do Marinheiro. A data ocorre no dia do nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil.
“Entrei para a Marinha em 5 de janeiro de 1943, quando estava com 17 anos. Eu fui criado no Rio de Janeiro, mas vim para Ladário. Fui o primeiro da minha família a entrar na Marinha. Fui para exercício para participar da Segunda Guerra Mundial, no Japão. Mas a bomba foi lançada lá, e ‘nos salvou’. Mas fiquei como combatente de guerra. Em 1958, eu sofri um acidente e fui aposentado como 2º sargento”, recorda Edson, que é tratado com todas as honras no 6º Distrito Naval pela sua antiguidade.
Até o aniversário dele, que é comemorado em outubro, acontece dentro da Marinha e sempre há festa. “Eu não perco uma. A marinha é minha casa, é tudo para mim. É minha mãe, meu pai. É o que eu vivo. Eu tenho um amor a essa Marinha. Meus filhos, meus netos fizeram Marinha. Eles até já estão aposentados. É muita satisfação”, detalha o 2º sargento, que adotou Ladário como sua cidade e mora no município desde que foi transferido do Rio de Janeiro.
A Marinha do Brasil está instalada em Ladário desde a fundação do município e as histórias confundem-se. Na região do Pantanal, há mais de 2 mil militares lotados no 6º Comando do Distrito Naval, que envolvem cerca de 9 mil pessoas, por conta das famílias. Ladário tem, ao todo, 24 mil habitantes.
No ato ofical de celebração, o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (Podemos), esteve presente, bem como outras autoridades como o deputado estadual Evander Vendramini (PP), representantes do Exército, das Polícias e da Prefeitura de Ladário.
Fonte: Correio De Corumbá