Médicos farão treinamento da diferenciar diagnósticos de dengue e covid-19

março 4, 20213:37 pm

Por ter sintomas algumas vezes semelhantes, os médicos podem ter maior dificuldade para diagnosticar as doenças em pacientes em Corumbá. As pessoas também podem se confundir com os sintomas. Porém, a covid-19 tem a capacidade de infecção maior que a dengue e ambas as doenças exigem cuidados imediatos para garantir a saúde do paciente.

Para aumentar o poder de diagnóstico com mais precisão, os médicos da rede municipal de saúde serão capacitados pela Secretaria Municipal da área nesta quinta-feira (4). O treinamento servirá para criar um protocolo mais claro sobre a conduta clínica na sobreposição das epidemias que existem na cidade.

Quem irá ministrar o treinamento é o médico infectologista Hilton Luiz Alves Filho e a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica Mariângela Capurro. As palestras acontecerão às 17h no Senac e terá controle de biossegurança para os participantes.

“Esta é mais uma programação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, desenvolvido de forma contínua desde o início da atual administração e atinge as mais diferentes áreas de atuação das equipes de saúde sobre as práticas profissionais, com o intuito de formar para transformar, tomando como cenário o campo da gestão, do ensino, da atenção e do controle social em saúde”, informou nota da Prefeitura de Corumbá.

A cidade já tem 1.105 possíveis casos de dengue, o que coloca Corumbá no mapa de alta incidência da doença. “Os primeiros casos de determinada área devem ser confirmados através de exames laboratoriais validados. No LACEN os exames realizados para confirmação de dengue são a RT-PCR em tempo real, detecção de anticorpo IgM e detecção de antígeno NS1”, informou a Vigilância Sanitária Estadual. Os casos confirmados na cidade chegam a 175, segundo maior registro em Mato Grosso do Sul, só perdendo para Três Lagoas, que tem 243 casos confirmados. A única morte registrada neste ano por dengue aconteceu em Dourados, de um homem de 66 anos e que tinha diabetes e hipertensão.

A covid-19 já infectou 9.860 pessoas desde março de 2020, foram 76 casos nas últimas 24 horas, conforme dados divulgados neste dia 3 de fevereiro. São 444 casos ativos atualmente. Há um total de 265 moradores que perderam a vida após complicações do novo coronavírus, em dados coletados desde março de 2020.

A recomendação médica para pacientes é que procuram o atendimento em UBSs, UPA ou Pronto-socorro caso sintam algum dos sintomas descritos abaixo. Importante sempre usar máscara e álcool em gel para evitar contaminar outras pessoas.

Sintomas da covid-19

Febre baixa (abaixo de 38º)

Tosse seca

Fadiga

Dor muscular

Dor de cabeça

Perda de olfato e de paladar

Falta de ar aguda

Erupções cutâneas

Diarreia, dor abdominal e/ou vômito

Conjuntivite

Sintomas da dengue

Febre alta (acima de 38 graus)

Dor intensa no corpo

Manchas vermelhas na pele

Vermelhidão nos olhos

 

Fonte: Correio De Corumbá

Tags:
COMPARTILHAR:

Comentários

comentários