Morre a cerimonialista Fernanda Marin, referência na organização de eventos em Corumbá
dezembro 28, 202512:23 pmFaleceu neste sábado, 27 de dezembro, a cerimonialista Fernanda Marin, aos 51 anos, profissional reconhecida por sua trajetória marcante na organização de eventos públicos, privados e corporativos, bem como por sua dedicação aos bastidores da vida cultural e institucional de Corumbá.
Fernanda vinha lutando há dois anos contra a doença de Crohn – uma inflamação crônica do trato gastrointestinal – e foi internada na noite de Natal, no hospital da Cassems. A família informou que o quadro piorou. Ela estava intubada, os rins pararam de funcionar e foi iniciada a hemodiálise.
O que mais preocupava os médicos era a acidose metabólica – um distúrbio onde há excesso de ácido no sangue (pH baixo, abaixo de 7.35) e a incapacidade dos rins de eliminá-lo, ou perda de bicarbonato (base) do corpo. Uma transfusão de sangue estava prevista para o período da tarde, mas Fernanda não resistiu.
Trajetória
Arquivo/Eliete Aimeé
Foto do primeiro evento coordenado por Fernanda, a Medalha do Mérito Pantanal, junto com o então governador Zeca do PT e do poeta e escritor Manoel de BarrosNatural de São Paulo, Fernanda residia em Mato Grosso do Sul havia 45 anos, onde construiu sua história pessoal e profissional. Ao longo de mais de duas décadas de atuação, destacou-se pela competência, discrição e sensibilidade no exercício do cerimonial, tornando-se uma referência respeitada no meio.
Sua carreira teve início nos anos 2000, com experiências em empresas privadas na área administrativa. Entre 2002 e 2005, atuou como assessora de cerimonial no Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, período que marcou sua consolidação profissional. De 2005 a 2007, chefiou o Cerimonial da Prefeitura de Corumbá, função que exerceu com reconhecimento e dedicação.
Fernanda foi colaboradora fundamental na preparação do Esplendor do Samba, participando de 13 edições da premiação do Diário Corumbaense que celebrou os destaques dos desfiles das escolas de samba. Seu trabalho cuidadoso e comprometido contribuiu para o sucesso de inúmeros eventos e solenidades que marcaram a história cultural da cidade.
Entre 2007 e 2024, atuou de forma contínua na organização de eventos públicos, privados e corporativos, conciliando essa atividade com a coordenação da empresa de dedetização da família. Em 2025, havia assumido novamente a chefia do Cerimonial da Prefeitura de Corumbá.
Arquivo/Eliete Aimeé
Eliete e Fernanda durante homenagem ao Dia do Cerimonialista, na Assembleia LegislativaNeste ano, Fernanda foi homenageada no Dia do Cerimonialista, em 28 de outubro, pelo deputado estadual Paulo Duarte, em reconhecimento à sua contribuição à área e à vida pública. Junto com ela, estava a também cerimonialista Eliete Aimeé, com quem estabeleceu um forte laço de amizade. “Nos tornamos muito amigas. No começo deste mês, conversamos muito por telefone e agora ela não está mais com a gente. É uma tristeza muito grande”, disse, emocionada ao lembrar dos tempos em que trabalharam juntas.
Fernanda Marin deixa a mãe, dona Deni, os irmãos Roberta e Paulo, a filha Luana e, Marina, a netinha que foi fonte constante de alegria e força em um período delicado de sua vida. Mulher guerreira, será lembrada pelo profissionalismo, pela dedicação ao trabalho e pelo carinho com que tratava colegas, amigos e familiares.
O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira reforçou a trajetória profissional e pessoal de Fernanda. “Com tristeza, me despeço de Fernanda Marin, chefe do Cerimonial da Prefeitura de Corumbá. Profissional exemplar, sempre atenta aos detalhes e ao respeito com as pessoas. Na vida, foi também mãe e avó dedicada, deixando um legado de amor e cuidado. Meus sentimentos e solidariedade à família e aos amigos. Que Deus conforte a todos.“, escreveu em uma rede social.
O procurador do Município, Marcelo Galharte, genro de Fernanda, ressaltou que era uma pessoa muito querida por todos que conviveram com ela. “Generosa, amiga presente, filha dedicada, mãe, tia e avó amorosa, sempre colocou o cuidado com o próximo acima de si mesma. Sua presença transmitia acolhimento e afeto, assim como seu trabalho refletia compromisso, atenção e profissionalismo. Sua partida deixa uma saudade imensa, mas também um legado de amor, bondade e dedicação que permanecerá vivo na memória de familiares e amigos. A família agradece as orações, o carinho e as manifestações de apoio recebidas neste momento de dor”, concluiu.
Velório e sepultamento
A família de Fernanda Marin confirmou que o velório terá início às 16h deste domingo (28), na Capela Cristo Rei, localizada na rua Major Gama esquina com a Treze de Junho. Na segunda-feira (29), a cerimônia de despedida começa às 9h30 e o sepultamento será às 10h, no cemitério Santa Cruz.
Matéria extraída na íntegra do site Diário Corumbaense