Prefeito de Ladário interna pai em clínica psiquiátrica e família aciona justiça
agosto 2, 202312:25 pmNesta segunda-feira, 31 de julho, Louzanira de Lima Soares, de 55 anos, compareceu na Delegacia de Polícia de Corumbá para registrar Boletim de Ocorrência contra o irmão, Iranil de Lima Soares, de 54 anos, prefeito do município de Ladário. A mulher acusa Iranil de ter internado o próprio pai, Sr. Leonardo de 79 anos, em uma clínica psiquiátrica sem o consentimento do próprio, nem mesmo o acordo da família. Louzanira afirma que o pai é um homem lúcido e que nunca apresentou problemas psiquiátricos.
De acordo com o boletim de ocorrências n° 3517/2023, do qual o Capital do Pantanal teve acesso, o pai do prefeito mora no Assentamento 72, na zona rural de Ladário, juntamente com um caseiro, que teria testemunhado o ocorrido. Consta no documento policial, que pessoas chegaram na casa se apresentando como servidores da secretaria de saúde de Ladário, e que estariam ali para aplicar uma vacina em Leornardo, porém após a aplicação, Leonardo teria ficado inconsciente, pois se tratava de um sedativo.
Em depoimento registrado no Boletim de Ocorrências n° 3517/2023, o caseiro Leopoldo de 64 anos, relata que após Leonardo desmaiar, os supostos servidores afirmaram que o levariam para um tratamento e que depois ele retornaria para casa. Momentos após, o prefeito Iranil chegou na casa, acompanhado por homens armados, pedindo para que ele arrumasse suas coisas e fosse embora, pois seu pai não retornaria e que seu trabalho não seria mais necessário. Leopoldo conta que ele entrou em um carro, junto com os homens armados, e foi levado até a casa de uma parente na cidade, e que o prefeito seguiu em outro veículo.
Quando Louzanira soube do ocorrido, através do filho Oseias, ligou para o irmão e o indagou sobre o fato. A mulher diz que Iranil confirmuou a interação do pai em uma clínica psiquiátrica na cidade de Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, e que ela só poderia ver o pai após 30 dias. Segundo o prefeito, a internação seria necessária porque o pai estaria muito agressivo.
Inconformada, depois de muita insistência, Louzanira obteve o nome e o contato de onde o pai estaria internado. Na clínica, confirmaram que o paciente estava recebendo procedimentos padrões do internamento e que ela deviria conversar com o próprio Iranil.
Louzanira afirma que não consente com a atitude do irmão, afirmando que seu pai somente possui a pressão alta e que não sofre de problemas psiquiátricos. Ela diz já ter escutado boatos de outras pessoas à respeito da vontade de Iranil de internar o pai, porém entre os irmãos, segundo ela, o assunto nunca havia sido tratado.
O caso segue sendo investigado pela Polícia e Louzarina já teria acionado advogados para intervir na internação do pai, acusando o irmão de sequestro.
Fonte: Capital Do Pantanal