Prouni 2021 abre inscrições para 134 mil bolsas de estudo para universidades privadas
julho 13, 202111:09 amAs inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação, começam nesta terça-feira (13) e seguem até às 23h59 de sexta (16). O programa disponibiliza bolsas de estudos parciais (50%) e integrais em instituições particulares de ensino superior de todo o Brasil.
Números do Prouni
- 134.329 bolsas
- 69.482 bolsas integrais
- 64.847 parciais
- 10.821 cursos
- 952 instituições de ensino
Os estudantes que quiserem se candidatar não podem possuir diploma de curso superior e devem ter participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
Para aqueles que buscam uma bolsa integral, será necessário comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
Para se inscrever no Prouni, é preciso acessar o site oficial do programa: http://prouniportal.mec.gov.br/.
O processo seletivo do Prouni é composto por uma única etapa de inscrição on-line e os estudantes podem escolher até duas opções de cursos ou instituições, em ordem de preferência. Também é possível alterar as opções durante todo o período de inscrição, o programa irá considerar a última opção marcada.
Os estudantes poderão ser selecionados em até duas chamadas. A primeira será anunciada no dia 20 de julho. Os pré-selecionados devem comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição no prazo determinado.
Lista de espera
Os estudantes não convocados nas duas primeiras chamadas deverão manifestar interesse em continuar no processo seletivo entre os dias 17 e 18 de agosto.
A lista de espera estará disponível para consulta em 20 de agosto.
Cronograma do Prouni
- Inscrições: 13 a 16 de julho
- Resultado (primeira chamada): 20 de julho
- Comprovação das informações da primeira chamada: 20 a 28 de julho
- Segunda chamada: 3 de agosto
- Comprovação das informações da primeira chamada: 3 a 11 de agosto
- Interesse em participar da lista de espera: 17 a 18 de agosto
- Resultado da lista de espera: 20 de agosto
Fonte: Enfoque MS