Santa Casa de Corumbá enfrenta dificuldades para comprar oxigênio
junho 1, 20218:46 amA diretoria da Santa Casa de Corumbá comunicou nesta segunda-feira (31) que mesmo com recursos em caixa está enfrentando dificuldades para adquirir insumos, entre eles oxigênio. O alerta foi feito para orientar os habitantes da região que é necessário redobrar os cuidados para se evitar o contágio do novo coronavírus.
“Alertamos a sociedade que, mesmo com os aportes financeiros oriundos de repasses do Governo Federal, Estadual e Municipal e mesmo diante de todos os investimentos aplicados na Santa Casa de Corumbá para dispor de atendimento e combate da covid-19, estamos diante da escassez de equipamentos e insumos utilizados nas enfermarias e na UTI destinada ao atendimento de pacientes graves da covid-19”, informou o hospital, em nota oficial.
A demanda pelos insumos é nacional a posição geográfica de Corumbá também dificulta a logística para entrega dos materiais. O oxigênio, por exemplo, demoraria em torno de 60 dias para chegar no hospital. Período é considerado muito longo diante, talvez, de uma demanda mais alta de casos graves.
“Todos os procedimentos para a realização de compras e aquisições são repetidos semanalmente, todavia, empresas e fornecedores estão noticiando a impossibilidade no atendimento do pedido. A exemplo são os ‘equipos’ utilizados nas bombas de infusão, itens essenciais para o tratamento de pacientes internados, tanto em leitos clínicos, como na Unidade de Terapia Intensiva (UTI-COVID-19) da Santa Casa”, detalhou o hospital.
A situação foi repassado ao prefeito Marcelo Iunes (Podemos) nesta segunda-feira. O detalhamento foi feito para advertir o chefe do Executivo que talvez seja necessário tomar medidas mais enérgicas para impedir a circulação de pessoas e tentar frear o contágio do novo coronavírus. Com isso, a possibilidade de decreto de lockdown no município torna-se uma situação que pode ser necessária.
Até este domingo (30), a Santa Casa de Corumbá estava com 54 pacientes internados nas alas covid-19 e outros 20 aguardando em fila de espera no Pronto Socorro Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Das 54 pessoas internadas, 21 estavam entubadas.
“Não é momento de festas, de reuniões e aglomerações, enfrentamos tempos difíceis e só iremos superar com a consciência de toda população. A Santa Casa de Corumbá, mesmo que esteja empenhada em atender TODOS, não conseguirá suportar a demanda que vem sufocando suas estruturas físicas e humanas, com profissionais desgastados e cansados, que ainda lutam para salvar vidas. Que inclusive, no combate da pandemia, sacrificaram suas vidas para salvar outras”, reconheceu a unidade de saúde, que atende Corumbá, Ladário e moradores da Bolívia.
A nota da Santa Casa foi assinada pelo presidente da junta interventora da Associação Beneficente de Corumbá, Adriano Antonio Pires; e o diretor administrativo, André Luiz Oliveira dos Santos.
Atuação para descontaminar hospital
Para garantir esterilização da Santa Casa de Corumbá, equipe da Marinha do Brasil realizou trabalho ao longo desta sexta-feira (28). Foram 25 militares do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) empregados para realizar a descontaminação do hospital, com o propósito de contribuir para a prevenção contra a propagação do novo coronavírus no hospital que atende moradores dos municípios de Ladário, Corumbá e cidades fronteiriças da Bolívia.
Fonte: Correio De Corumbá