Saúde de Corumbá já aplica doses da Janssen e aguarda a vacinação em massa
junho 26, 20212:08 pmCom o mais novo ponto de vacinação em funcionamento, no Estádio Arthur Marinho, Corumbá dá continuidade na imunização da população contra a covid-19. Neste sábado, 26 de junho, a vacinação foi aberta para pessoas acima de 36 anos.
Além do Estádio, o Poliesportivo da Porto Carrero, também funciona para atender o público alvo desta fase da vacinação. No entanto, o movimento é bem tranquilo no Arthur Marinho, onde uma estrutura foi montada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, para a imunização em massa que deve ter início no começo da semana com a chegada de 40 mil doses da Janssen. A entrada é pela rua Treze de Junho, com saída na Edu Rocha. Militares do Exército e agentes da Agência Municipal de Trânsito (Agetrat) ajudam na logístical.
As doses da Janssen já estão sendo aplicadas pelos profissionais da Saúde. A vacina é de lote anterior recebido e não faz parte da remessa que será destinada para a vacinação em massa nas cidades de fronteira, conforme determinou o Ministério da Saúde.
Com 36 anos, Janaina recebeu a dose única da Janssen
Na fila, Janaina Barbosa, de 36 anos, foi de moto até o Estádio e tomou a dose única da Janssen. Ao Diário Corumbaense, ela resumiu o momento como esperança.
“Estava bastante ansiosa. Com essa pandemia todos estão com medo, vale a pena sim se vacinar. É necessário, um momento de emoção misturada com ansiedade. Mesmo imunizada, sigo me protegendo”, falou Janaína.
Gilson disse que vacina é “uma luz no fim do túnel”
Também com 36 anos, Gilson José dos Santos, foi empurrando a moto até chegar aos profissionais de saúde. “Disso tudo, o que mais me alivia é saber que meus pais já foram imunizados, e esperava a minha vez. Com a dose aplicada, o momento é como se fosse ‘uma luz no fim do túnel’, de esperança, para que dias melhores possam vir. Para que tudo volte ao normal”, destacou Gilson, que também foi imunizado com a dose única da Janssen.
Abdiel se emocionou ao receber a dose da vacina
Com o mesmo sentimento, Abdiel Lemes de Carvalho se emocionou ao receber a dose única da vacina. “É um momento de esperança em dias melhores. Mas mesmo assim, é importante que sigamos nos protegendo, com uso de máscaras, álcool em gel e mantendo o distanciamento”, disse.
Tímida, Ana Paula Andrade de Assis, ficou acanhada para a falar com a reportagem, mas logo, deixou um recado bastante importante. “A vacina é uma forma de saúde e de vida”, afirmou. “Estava muito ansiosa e agora emocionada com este momento, na esperança de a fase ruim está indo embora”, completou.
Ana Paula deixou um recado: “A vacina é uma forma de saúde e de vida”,
Pessoas de outras faixas etárias também podem se imunizar. Carlos Eduardo, de 41 anos, já era para ter tomado a vacina, mas foi apenas na manhã deste sábado. “Com a correria do trabalho, vim hoje. Já estava com a consciência pesada, mas finalmente garanti a dose que é única, com a Janssen. Fisicamente uma picada de nada, mas emocionalmente, uma picada de esperança”, frisou.
“Atrasado”, Carlos Eduardo disse que é um alívio receber a dose única da Janssen
A imunização começou às 07h30 e vai até às 16h. Nos dois locais de vacinação, podem ser imunizados ainda adolescentes a partir de 12 anos com comorbidades previstas no Plano Nacional de Imunização; gestantes, puérperas e lactantes, que devem apresentar os respectivos documentos.
Ainda é aplicada a segunda dose da Coronavac em quem foi imunizado há 14 dias e a D2 da Astrazeneca para aqueles que receberam a primeira dose até 30 de abril. Segundo a Saúde Municipal, mais de 2.300 pessoas estão no período de tomar a D2.
Vacinação em massa
Corumbá já se estruturou para a vacinação em massa. A Saúde local espera concluir a vacinação em um prazo de até cinco dias após o início da imunização. Além do Arthur Marinho, Corumbá terá outros cinco pontos. Como pontos fixos e drive, o Poliesportivo da Porto Carrero (onde poderão ser aplicadas até 3 mil doses diariamente) e a Praça CEU, no bairro Jardim dos Estados.
Funcionando somente como pontos fixos, as escolas da Rede Municipal de Ensino, Clio Proença, na rua Cyríaco de Toledo, Nova Corumbá; Fernando de Barros, no bairro Centro América e Djalma Sampaio Brasil, na rua Monte Castelo, bairro Aeroporto.
Mas, para que tudo dê certo, um passo importante tem que ser dado até chegar à “dose da esperança”. Todos que integram a faixa etária, acima de 18 anos, devem, primeiramente, realizar o cadastro. Basta acessar o link: http://sisms.corumba.ms.gov.br/coronavirus/.
O site foi desenvolvido para agilizar a campanha de vacinação contra a covid-19. Pessoas com dificuldade de acesso à internet, podem fazer o cadastro na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa.
Diarionline