Saúde inicia vacinação de crianças em escolas e creches do município
agosto 30, 202211:05 amEquipes de imunização da Secretaria de Saúde de Corumbá iniciaram nesta segunda-feira, 29 de agosto, a vacinação de crianças em escolas e creches da Rede Municipal de Ensino. A meta é obter a cobertura vacinal de 100% desse público, como preconiza o Ministério da Saúde. A ação nos centros educacionais segue até o dia 06 de setembro.
“A gente busca melhorar a cobertura vacinal, principalmente das doses da poliomielite e da tríplice viral, que é para rubéola, sarampo e caxumba. Também há vacina contra a covid-19. São essas três doses que ainda estamos com índice baixo em Corumbá”, explicou a gerente de Vigilância em Saúde, Luciana Ambrósio.
Ela frisou que no Dia D, para a Poliomelite, realizado em todo território nacional, no dia 20 de agosto, o índice de crianças imunizadas foi muito bom, mas não o suficiente para alcançar a meta.
“Nesse dia saímos de 176 doses aplicadas contra a pólio para 3.300. Já em relação à dose para a covid-19, nesse público, estamos abaixo da meta, não atingimos nem mil crianças vacinadas, sendo que a meta é de 3.800. Já em relação a tríplice viral, precisamos fazer uma intensificação da vacinação. Já atingimos 90% contra o sarampo, mas temos que vacinar aqueles que não foram imunizados”, falou Luciana.
Para isso, a ação dentro das escolas e centros infantis. “A nossa cobertura contra a poliomielite chegou a 50%, é preocupante, pois o Ministério da Saúde preconiza 95% a 100% de cobertura vacinal”, explicou a coordenadora.
Autorização
Pais e responsáveis das crianças foram informados, por meio de um formulário sobre a ação e o cronograma de vacinação em escolas e creches. Eles ficaram cientes sobre a autorização da aplicação das doses nos filhos. Até o momento, conforme Luciana, não houve recusa por parte dos pais.
Devido à mudança do tempo, em Corumbá, poucas crianças foram às escola e creches nesta segunda-feira (29). Mas as que compareceram, receberam as doses.
“A gente precisa alcançar a meta. Imunizar as nossas crianças é a melhor prevenção. A vacina aplicada ajuda a combater doenças que já foram erradicadas, mas podem voltar a assolar a população e prejudicar também a criança, com algumas sequelas, caso a negativa de tomar as doses persista”, pontuou Luciana Ambrósio.
Saúde busca alcançar meta preconizada pelo Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde orientou que, a partir dos três anos de idade, as vacinas de covid-19 podem ser administradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes.
Imunização é barreira
A vacinação logo nos primeiros dias de vida é de extrema importância e apresenta dois efeitos benéficos. No indivíduo, ela induz a formação de anticorpos contra o vírus ou a bactéria. Já em termos populacionais, cria uma rede de proteção que dificulta o contágio de quem não é vacinado. Dessa forma, os vírus ou as bactérias não passam de uma pessoa para a outra porque já houve a produção de anticorpo.
Veja o cronograma de vacinação nas escolas
Segunda-feira (29/08)
Manhã
Extensão Polo Carlos Cárcano – Escola Rural
Estrelinha Verde
CEMEI Ana Gonçalves
Tarde
Escola CAIC
CEMEI Catarina Anastácio
CEMEI- Eunice Ajala
Terça (30/08)
Manhã
Monte Azul – Escola Rural
CEMEI Miriam Mendes / Inocência Cambará
Tarde
CEMEI- Hélia da Costa Reis / Laida Menacho – Almirante
Quarta (31/08)
Manhã
Luiz de Albuquerque – Escola Rural
CEMEI Maria Bem-Vinda / Rosa Josete
Tarde
CEMEI – Maria Candelária / Serv Carmo
Quinta (01/09)
Manhã
Eutrópia Gomes Pedroso – Escola Rural
Extensão do Delcidio
Valodia Serra
Sexta (02/09)
Manhã
Extensão Polo Paiolzinho – Escola Rural
Escola Clio Proença
Escola Barão do Rio Branco
Tarde
Escola Cyríaco de Toledo
Escola Cássio Leite de Barros
Segunda 05/09
Manhã
Escola Luiz Feitosa Rodrigues
Escola Pedro Paulo de Medeiros
Tarde
Escola José de Souza Damy
Terça 06/09
Manhã
Escola Isabel Corrêa
Tarde
Ângela Maria Perez
Fonte: Diarionline