Secretaria de saúde faz novas compras de EPIs para enfrentamento da covid-19
março 3, 20218:35 amA Secretaria Municipal de Saúde divulgou seis aditivos de contrato para realizar a compra de equipamentos de proteção individual para trabalhadores da área da saúde que atuam diretamente no combate à covid-19. Os termos aditivos somam um investimento de mais de R$ 67,7 mil. Entre os itens adquiridos estão aventais cirúrgicos descartáveis e máscaras respiradoras N95.
A informação sobre os contratos foi divulgada no Diário Oficial da União, edição desta terça-feira (2). Os aditivos foram assinados pelo secretário de saúde do município, Rogério Leite, e os representantes das seis empresas que irão fornecer os materiais.
A licitação que fez a compra dos materiais ocorreu ano passado, durante o pico de contágio da covid-19 em Corumbá. A assinatura inicial desses contratos ocorreu em 7 de agosto de 2020, conforme o Portal da Transparência de Corumbá.
Os contratos com os fornecedores estavam vigentes até 7 de fevereiro de 2021 e os termos aditivos foram assinados para garantir a continuidade de fornecimento dos materais. Para ocorrer essa renovação, os seis contratos tiveram um reajuste de 25% sobre o valor compactuado anteriormente.
A pandemia do novo coronavírus tem exigido investimento dos cofres públicos municipais. Neste ano, a Prefeitura arcou em janeiro e fevereiro com o pagamento do adicional para situações de emergência e calamidade pública a servidores públicos municipais. A Prefeitura de Corumbá aguarda repasse do governo federal para pagar esse adicional, mas para não interromper imediatamente esse pagamento assumiu os valores nos dois primeiros meses deste ano.
Porém, para março a Prefeitura divulgou que não poderá continuar com o pagamento e cobrou do Ministério da Saúde o repasse desses recursos.
Conforme esclareceu o secretário municipal de Finanças e Gestão, Luiz Henrique Maia de Paula, o adicional era pago entre 10%, 15% e 20% do salário do servidor, variando conforme o grau de atuação do mesmo. Ele reiterou que o adicional de plantão continuará sendo pago pelo município, inclusive para os integrantes do Grupo de Fiscalização Integrada (GFI).
Conforme o boletim municipal da Covid divulgado nesta terça-feira (2), a cidade contabiliza 9.696 casos registrados desde março de 2020, foram 88 casos identificados neste dia 2. Os casos ativos na cidade estão em 436, ou seja, de pessoas que atualmente estão doentes. Há 264 óbitos registrados desde março de 2020.
Fonte: Correio De Corumbá