Simted-Corumbá, que representa profissionais da Educação, tem nova diretoria eleita
agosto 19, 202110:03 amApós disputa judicial e atraso na eleição, a nova diretoria do Simted-Corumbá foi definida no começo da madrugada desta quarta-feira (18). A chapa 2 venceu a chapa 1 por 317 votos contra 167.
Estão aptos para votar no sindicato 800 profissionais da educação no município. Tem direito a voto quem está filiado há pelo menos 6 meses.
A chapa 2, denominada Chapa Educação, Resistência e Luta, tem como presidente Gabriel Omar. A chapa 1 é a Compromisso e Ética, e tinha como candidato à presidência Gerson Morais.
Conforme a comissão eleitoral do Simted-Corumbá, a última urna a chegar na sede do sindicato foi por volta das 19h desta terça-feira (17) e a apuração encerrou-se logo depois da meia-noite. A contagem de votos foi feita de forma relativamente tranquila, apesar da tensão que envolveu o processo eleitoral.
“Primeiramente, queremos dar a devida transparência à saúde financeira do Simted. Além disso, a base de nossas ações está num trabalho efetivo de comunicação com toda a categoria para que o sindicato chegue até às comunidades escolares, levando as informações necessárias e recolhendo às reivindicações. A ideia é ampliar os horizontes do Simted para que ele acolha não só professores e administrativos efetivos, mas também os convocados, os substitutos, os terceirizados, os professores desempregados. Criaremos estratégias de fomento à gestão democrática nas comunidades pautados nos princípios da democracia participativa”, defendeu Gabriel Omar sobre o modelo de gestão que irá ter.
O atual presidente do Simted-Corumbá é professor de Língua Portuguesa desde 2013 na rede municipal e trabalha como efetivo. “Sempre fui atuante nas assembleias e mobilizações sindicais. Faço parte de movimentos populares e até o momento sou representante do Simted no Conselho de Alimentação Escolar e também no Comitê Municipal de Volta às Aulas”, pontuou.
Essa eleição para a diretoria do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Corumbá foi envolvida em uma disputa judicial que atrasou o pleito. A eleição estava prevista para ser realizada em março de 2021, porém houve questionamento na Justiça Estadual. Para essa votação, também houve tentativa novamente de paralisar a escolha, mas o pedido não avançou.
O Simted-Corumbá engloba uma das maiores categorias profissionais da cidade, que são os trabalhadores na Educação. São 800 profissionais e na votação da eleição partiriciparam 484 pessoas.
Fonte: Correio De Corumbá