Trabalho conjunto entre Bombeiros e Sebrae/MS forma novas brigadas de incêndio no Pantanal
maio 23, 20221:22 pmO trabalho de prevenção e mitigação dos incêndios florestais no Pantanal vai receber reforço de novas brigadas. Elas foram formadas em comunidades e propriedades particulares depois da realização de um curso viabilizado a partir de termo de cooperação entre o Sebrae/MS e o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. Foram certificadas 129 pessoas para atuar em regiões de Aquidauana, Miranda e Corumbá.
Nesta terça-feira (24), às 10h30, no 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Corumbá (Avenida Rio Branco, 1611, bairro Universitário), haverá a entrega dos certificados para representantes dessas brigadas.
Esse trabalho foi realizado dentro do projeto Estratégia Sistêmica para Mitigação, Prevenção e Combate a Incêndios e Queimadas nas Áreas Rurais do Pantanal Brasileiro, viabilizado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e com participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Sebrae e Bombeiros.
Os cursos para formação de brigadistas ocorreram na Escola do Jatobazinho, Fazenda Novo Horizonte e na comunidade do Passo do Lontra (todas no município de Corumbá); nas fazendas Caiman, Maralina e Santa Sofia (município de Miranda); e na propriedade rural Fazendinha, em Aquidauana. As oito brigadas estão certificadas pelos Bombeiros e preparadas para atuar, tanto no combate ao fogo como, principalmente, no trabalho de prevenção.
Os registros de incêndios no bioma representam em prejuízo para o meio ambiente e geram impacto na economia. Por esse contexto, o Sebrae, a partir do BID, passou a executar ações que contribuem para reduzir essas ocorrências e mitigar os prejuízos que o setor da pecuária e a cadeia de pequenos negócios que ela movimenta sofrem.
A analista do Sebrae/MS, Kátia Muller, salienta que há a intenção de ampliar o conhecimento sobre o manejo do fogo para que isso gere resultado econômico e sustentável em diferentes setores da economia presente no Pantanal.
Para viabilizar o trabalho de repassar técnicas e conhecimento com relação ao combate, prevenção, bem como detalhamento sobre regras e legislação no uso do fogo como instrumento de manejo, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul somou esforços, indo em áreas estratégicas no bioma para promover cursos de brigada.
O comandante-geral dos Bombeiros, Coronel Hugo Djan Leite, enfatiza que a prevenção é a medida mais eficaz contra os incêndios florestais. Ele acrescenta que como o bioma ocupa uma área ampla do território do Centro-Oeste (138.183 km², sendo 64% dessa área em Mato Grosso do Sul), parcerias permitem dar amplitude nas ações.
O projeto Estratégia Sistêmica para Mitigação, Prevenção e Combate a Incêndios e Queimadas nas Áreas Rurais do Pantanal Brasileiro ainda está alinhado com o Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, uma iniciativa do Sebrae/MS para atuar na recuperação econômica, com fomento na economia criativa, economia da diversidade e aos negócios que já existem nessa região e sofreram impactos causados pelo incêndio florestal.
Fonte: Capital Do Pantanal