Presídio de Corumbá inaugura novo Solar de Inclusão e recebe equipamentos de segurança
agosto 3, 20256:07 amclusão e recebe equipamentos de segurança
Leonardo Cabral em 01 de Agosto de 2025
Divulgação/Agepen MS
Capacidade total da unidade passa de 358 para 386 vagas
O Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá inaugurou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, o novo Solar de Inclusão, espaço destinado ao acolhimento inicial de pessoas privadas de liberdade. Durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades civis, militares e do Poder Judiciário, também foram entregues equipamentos de segurança para uso dos policiais penais das unidades masculina e feminina da cidade.
A nova estrutura tem capacidade para 28 vagas, divididas em duas celas — uma com 11 e outra com 17 lugares —, substituindo a antiga cela de inclusão, que comportava apenas quatro internos. O espaço visa oferecer melhores condições de organização, segurança e dignidade no processo de inclusão carcerária, permitindo maior individualização da pena e reforçando as ações de ressocialização.
Divulgação/Agepen MS
Solenidade contou com a presença de autoridades civis, militares e do poder Judiciário
Segundo o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Rodrigo Rossi Maiorchini, a ampliação representa um avanço significativo para o sistema prisional de Corumbá. “A entrega do novo Solar de Inclusão amplia em sete vezes a capacidade do local e reforça nosso compromisso com a modernização da estrutura prisional, beneficiando reeducandos e servidores”, destacou. Ele ainda ressaltou a importância da união entre diferentes esferas para a realização da obra: “Essa é uma entrega de todos”.
O diretor do Estabelecimento Penal de Corumbá, Ricardo Solis Baracat, pontuou que a iniciativa reflete a busca por um ambiente mais digno e humanizado, sem comprometer a segurança dos profissionais. Com a nova estrutura, a unidade passa a ter capacidade total de 386 vagas — um aumento de quase 10% em relação às 358 anteriores.
Policiais penais receberam equipamentos de segurança
Baracat também destacou a participação de 28 internos na construção do novo setor, promovendo a reintegração social por meio do trabalho prisional que garante a remição de pena (direito do preso de reduzir o tempo de cumprimento da pena através do trabalho ou estudo). A obra foi viabilizada com recursos oriundos de penas pecuniárias, totalizando mais de R$ 66 mil, com apoio da Agepen e do Poder Judiciário. “Já é possível observar mudanças significativas em diversos aspectos da unidade, mesmo com pouco mais de seis meses à frente do presídio”, afirmou.
Presente na cerimônia, a juíza da 1ª Vara Criminal de Corumbá, Melyna Machado Mescouto Fialho, visitou pela primeira vez o local e manifestou apoio às ações desenvolvidas. “Estou me colocando à disposição para cooperar com as forças de segurança e contribuir com esse trabalho de qualidade que vem sendo realizado aqui”, disse.
Direitos garantidos e segurança reforçada
Além das celas, o novo espaço conta com área externa para banho de sol, garantindo o cumprimento dos direitos previstos na Lei de Execução Penal. O projeto reforça o compromisso da administração penitenciária com a humanização e eficiência na gestão do sistema carcerário.
Durante a solenidade, também foram entregues novos equipamentos de segurança para os policiais penais, incluindo espingardas calibre 12, munições de elastômero e coletes balísticos.
Fonte: Diarionline